sexta-feira, 18 de outubro de 2013

F1 2013 - Primeiras Impressões

Se você não está jogando GTA 5, então vamos falar de velocidade, quem acompanha a série da Codemasters F1, sabe que coisa boa desde 2009 temos jogos bons, com o licenciamento dos direitos da F1, há quem goste , há quem não goste, mas verdade seja dita os jogos são bem feitos e tem evoluído de forma impressionante.




Uma das primeiras características que cito é a parte gráfica, que é bonita e não exige uma maquina parruda no caso da versão PC, para que seja rodado satisfatoriamente. As versões de console ainda não pude testar.

Esse primeiro post é sobre as primeiras impressões mesmo, joguei somente o modo Classic, que é o que mais foi esperado para essa nova versão.

Iniciei configurando o G27 e é sempre muito, muito chato configurar o volante no F1, temos games nacionais de corrida como o Game Stock Car que são muito mais simples de se iniciar, ou seja, eles tem pré-configurações de volantes famosos, o que facilita e muito os players menos experientes e os mais exigentes também. Parabéns para Reiza por ter essa feature e que a Codemasters um dia inclua algo semelhante que facilitaria a vida de todos.



Os menus lembram muito o esquema do F1 2012, só que são mais clean, as telas de Loading são fotos em alta resolução, com alguns dados estatísticos do jogo,  é um charme a mais no game, isso me chamou muito atenção.

Modo Clássico.

Apesar de ser um jogo da temporada 2013 da Formula 1, eles incluíram um modo com alguns carros clássicos e alguns pilotos importantes na história da F1, como Michael Schumacher e Gehard Berger por exemplo, brasileiro temos o carismático e vitorioso Emerson Fittipaldi.

Segue uma lista com tudo o que a Codemasters trouxe de conteúdo clássico: 

Pistas:
Circuito de Jerez - ex-local do GP espanhol
Brands Hatch - ex-local lendário do GP da Grã-Bretanha
Imola– ex-local do GRAND PRIX de San Marino
Estoril – ex-local do GRAND PRIX português

Pilotos e Carros anos 80:

Williams FW07B de 1980
Piloto Original: Alan Jones
Lenda da Equipe: Alain Prost

Equipe Lotus 98T de 1986
Lenda da Equipe: Mario Andretti
Lenda da Equipe: Emerson Fittipaldi

Ferrari de 1988 F1-87/88C
Piloto Original: Gerhard Berger
Lenda da Equipe: Michael Schumacher

Equipe Lotus 100T de 1988
Piloto Original: Satoru Nakajima
Lenda da Equipe: Mika Hakkinen

Williams FW12 de 1988
Piloto Original: Nigel Mansell
Lenda da Equipe: Damon Hill

Conteúdo anos 90

Ferrari F92 A de 1992
Piloto Original: Jean Alesi
Lenda da Equipe: TBC

Williams FW14B de 1992
Piloto Original: Nigel Mansell
Lenda da Equipe: David Coulthard

Ferrari F310 de 1996
Piloto Original: Michael Schumacher
Lenda da Equipe: Gerhard Berger

Williams FW18 de 1996
Piloto Original: Damon Hill
Piloto Original: Jacques Villeneuve

Ferrari F399 de 1999
Piloto Original: Eddie Irvine
Lenda da Equipe: Jody Scheckter

Williams FW21 de 1999
Piloto Original: TBC
Lenda da Equipe: Alain Prost


Bom vamos guiar, pilotei primeiramente a Lotus 98T de 1986 com o Emerson Fittipaldi na boleia, a pista foi Brands Hatch e a Lotus é nervosinha, se acelerar antes da hora roda mesmo, só lembrando que jogo sempre com todas as ajudas em off, mas ainda estava ajustando meu G27 e isso atrapalhou demais.

Depois de umas 5 races na mesma pista com o mesmo carro o volante ficou melhorzinho, mas nada perto do ideal, aí quis pegar o carro que mais acho bonito na F1, a Williams FW14b de 1992, e joguei com o Nigel Mansell, o carro com o Red Five no bico e a pista mítica de Jerez. A combinação carro pista ficou animal e o som do jogo é muito bom, tudo isso deu uma emoção a mais.

Segue o vídeo com a race, é muito divertido...


Depois de fuçar mais um pouco eu alterei mais as configs do volante, e consegui andar melhor, aí fiz uma corrida muito legal com o Mansell e a Williams FW12 de 1988, o carro e a pista foram sugestões do nosso amigo Fabio Jun, segue o vídeo.


Conclusão

Depois de várias corridas, não posso negar que o jogo é muito divertido, como ponto forte eu cito o som, que é a parte que acho, melhorou bem em relação ao 2012, os gráficos são bonitos e leves, mesmo pc's mais modestos rodam a frame rates satisfatórios, o modo clássico é muito divertido e trouxe algumas variantes a mais no pacote standard do game.

Como pontos fracos cito as configurações zoadas do volante, não ter perfis de pré configurações por volante, isso é muito, mas muito falho, estamos em 2013, os volantes de corrida estão no mercado há muito tempo, uma comparação que faço é no caso do GT5, no Gran turismo mesmo sendo de 2010 você tem os pre-configs que ajudam e muito essa parte chata de configurar cada modelo. Talvez outro ponto fraco seria a falta de mais pistas clássicas, bons traçados poderiam ser adicionados como Aida, Donington Park e Interlagos e Jacarepaguá antigas, seria demais.

Fico por aqui, querem ver eu correndo com um carro e pista no F1 2013? Deixe seu comentário que faço o vídeo e posto aqui. Até mais!

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