domingo, 26 de janeiro de 2014

Análise do game DARK SOULS (por Bruno Biajio)


           Você chega a uma ponte e a sua frente você avista cinco caveiras inimigas e pensa: “presa fácil!” começa a andar e quando você da o 5º passo, chamas tomam conta da ponte e você morre junto com as caveiras. Antes da mensagem de “You Died” você vê um dragão que, sabe-se lá de onde veio, pousa no fim da ponte e com isso, você perde todos os recursos que tinha conseguido até ali para evoluir seu personagem. Bem vindo a Dark Souls.
Produzido pela From Software e lançado em 2011 para PS3, Xbox 360 e PC, Dark Souls é o sucessor espiritual de Demon´s Souls - RPG que saiu exclusivamente para PS3 em 2009. Sua história em nada tem ligação com a de seu antecessor, mas a mecânica de combate é a mesma (melhorada, claro), a construção dos ambientes e cenários são os mesmos, mas ainda mais lindos e detalhados e pra quem gosta de troféus que sejam desafiadores (e não quem pega troféuzinho de joguinho bobo só pra juntar um monte de platina fácil), eis aqui meu amigo, um troféu digno do seu empenho!




Sen´s Fortress, uma área cheia de armadilhas e inimigos duros
CENÁRIOS E AMBIENTES
Dark Souls tem uma das mais lindas construções de cenários em RPGs dessa geração. Demon´s Souls tinha um sistema de mundos onde cada ambiente era ligado a uma área central por portais. Já em Dark Souls o mundo é todo interligado pelos seus caminhos e atalhos, o que isso quer dizer? Está vendo aquela cidade no alto da montanha, pois se você subir essa escadaria você vai chegar nela. Chegou lá e avistou uma floresta linda ao fundo por trás do castelo onde você estava? Pois desça a escadaria, saia pelo portão norte do castelo e entre nessa floresta. Aproveite e olhe para trás para ver como ficou lindo aquele fundo ornamentado pela montanha e a cidade onde você esteve. Essa ligação entre os cenários cria um mundo mais vivo e dinâmico que se torna um dos grandes diferenciais do jogo.

COMBATES
Cada inimigo tem uma estratégia de combate!
Ah, agora vamos entrar no aspecto mais fantástico desse jogo, na minha humilde opinião. As batalhas são pautadas em uma física quase que perfeita onde vários detalhes alteram o desenrolar das mesmas. Sou grande fã de jogos de RPG e confesso que quando peguei Dark Souls pensei: “Opa! Um bom RPG pra jogar, vou ficar forte pra caramba, detonar todo mundo e provar que o jogo não é tão difícil assim!” Oh céus, como me enganei! Pra quem joga RPG à gerações, pode se preparar meu amigo, porque esse jogo vai te fazer se sentir como se nunca tivesse colocado suas mãos em um RPG antes. Foi como me senti. O inimigo mais simples do cenário, (uma daquelas caveiras que falei no começo) pode te render um duelo épico! Esqueça completamente a idéia de sair correndo e batendo pra todo lado ou a mensagem de “You Died” vai enfeitar sua tela por diversas vezes. Cada inimigo tem a sua estratégia especifica de combate e aspectos como cenário e equipamentos podem alterar a luta. Por exemplo, você está enfrentando um inimigo e seu escudo é de madeira com um dos lados quebrados, então o escudo não vai bloquear completamente os golpes, apenas vai reduzir o dano. Agora você está usando um escudo tão grande e pesado que precise apoiar no chão para se defender, então que o monstro mais forte venha atacar, porque atrás dessa “muralha” você está bem protegido. Se você estiver usando um escudo mediano e é atacado por uma arma pesada, pode estar certo que sua defesa vai ser quebrada, é melhor esquivar.
Enfrentar grupos assim, é morte certa!
Mesmo a posição que o inimigo se encontra muda a chance de acerto. Se o inimigo te atacar de frente e você defender ótimo, nada de dano! Se ele estiver do seu lado e a arma dele pegar primeiro no escudo, você consegue se defender, se a arma dele pegar primeiro em você, dano certo, não existe essa coisa de, em defesa, qualquer posição o personagem vira automático pra se defender, se você for pego em uma roda, certeza de morte com as suas costas livre para ser golpeada.
Ah e não pense que é só usar as armaduras mais fortes e escudos grandes e fortes que está beleza, pois um equipamento muito resistente quer dizer que é mais pesado e se é mais pesado, sua velocidade já era e sem velocidade para combate, você acaba virando um sparring para os inimigos, pois você não vai ter velocidade nenhuma de reação. Por isso é vital estabelecer um equilíbrio entre velocidade e defesa nos equipamentos e não é muito fácil realizar isso. Se você estiver lutando em uma escadaria, a altura na escada pode facilitar os golpes e aumentar os danos ou dificultar pra você e favorecer o seu adversário.

DIFICULDADE
Com certeza esse é a característica do jogo que o fez afamado no mundo todo. Considerado o jogo mais difícil dessa geração, Dark Souls possui um nível de dificuldade muito acima do normal. Primeiro, não é possível escolher nível de dificuldade, ela é padrão e quando você terminar o jogo e começa um new game novo, fica ainda mais difícil. Para salvar o jogo é preciso estar nas fogueiras chamadas de Bonfire.
Essas são as fogueiras ou "Bonfires"
            Nessas fogueiras você pode alterar suas magias, elevar o nível do personagem, se teleportar entre os cenários e representa o único ponto realmente seguro no jogo. Para restaurar sua vida, esqueça os tradicionais potions, ou ervas ou qualquer outro item que você possa acumular centenas no inventário. A única forma que você tem de restaurar sua vida é através do Estus Flask, uma bebida que regenera sua vida e que no começo do jogo é limitada a 5 doses. O Bonfire também serve para recarregar os Estus Flask e evoluindo o poder da fogueira, você pode chegar a carregar até 20 doses dessa bebida e acredite isso é a glória. Mas quando você para no Bonfire, além de você regenerar os Estus Flask, você regenera TODOS OS MONTROS DO CENÁRIO!! Sim meu amigo, TODA vez que você sentar em um Bonfire para salvar o jogo, todos o inimigos voltam, por isso se acostume com muitos momentos do jogo em que você vai levar 30, 40, 50 min pra chegar de uma fogueira a outra batalhando vários inimigos e eles vão voltar assim que chegar na próxima fogueira.
Ceaseless Discharge um dos "chefinhos" do jogo!
Não foi uma nem duas vezes em que eu já estava no desespero de chegar em uma fogueira logo porque a vida tava baixa, não tinha mais doses do restaurador e eu sabia que ia ser salvar e ter que voltar pelo mesmo caminho enfrentando os monstros novamente. Quando você derrota seus inimigos, você ganha souls. Essas souls são o que servem como experiência e dinheiro no jogo. Todo item que for comprar vai precisar de X souls; quer pular de nível? Vai precisar de X souls para isso e quando você morre você simplesmente PERDE TODAS AS SOULS QUE VOCÊ ACUMULOU NO JOGO!!! É possível recuperar, se você conseguir chegar até o seu corpo sem morrer. Caso morra de novo sem recuperar as souls, aí já era. E é o que acontece na maioria das vezes. A introdução do jogo em Undead Asylum tem um chefe que com um único ataque pode te matar. E tudo que você tem pra se defender é um pedaço de espada quebrada que causa 1 de dano no chefe. Mas não só o chefe, muitos monstros têm ataques especiais que podem te derrotar com um único golpe.

CONCLUSÃO
Dark Soul se tornou um marco na geração PS3/XBOX360, por que com seu nível de desafio tão elevado, sua diversão também é tão alta quanto. Para os jogadores hardcore de verdade, é jogo obrigatório. Para os platinadores de verdade, é jogo obrigatório. Eu tenho a minha platina com muita honra e orgulho pode me add e conferir brunob1hg. E você, vai pegar a sua??

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