Esse recurso faz com que a experiencia fique mais interessante, principalmente no meu caso, que tenho TOC Gamer, isso mesmo, sempre tento fechar os jogos com 100% de aproveitamento, mas aliado a essa tentativa eu adéquo ao tempo que tenho para jogar também, afinal conseguir 100% dos achievements não é tarefa fácil...
Para se ter uma noção de como é difícil ter, no caso do PS3 uma "Platina", que é o troféu máximo que o console da Sony oferece ao jogador, mesmo eu tendo o Playstation 3 desde setembro de 2010, até hoje nenhuma platina :(

Mas vamos ao que interessa, recentemente várias discussões sobre esse tema surgiram quando a Konami decidiu após de 4 anos de lançamento do Metal Gear Solid 4 , lançar um patch que incluía o suporte a troféus no Playstation 3, esse patch é muito bacana, originalmente o MGS4 na data de lançamento não suportava troféus, por ser um dos primeiros games do console, os troféus da PSN no PS3 só vieram 2 anos depois do lançamento do console.
Mas aí vem minha experiência particular, que ao comprar um jogo, quero aproveitar ao máximo dele, principalmente pois os games são caros e não tenho muito orçamento para investir neles. Há no meu ver dois tipos de jogadores nessa geração de consoles, há o que é viciado em troféus e os usa como forma de status, já que no seu PSN ID ou Xbox Live Account, esses troféus vão ser exibidos como forma de status, ou seja para esse tipo de jogador ter 9378492874 platinas é ser mais foda que o resto do mundo. Esse é um ponto, nada contra, até acho legal pois você fica naquela competição de quem é o mais platinador da turma.
Outro perfil de jogador é o perfil que não liga para isso e assim, joga os games da forma que quiser sem se importar com o 100%, tenho amigos que não ligam para esses troféus, querem jogar os games e se divertir, acho justo afinal, os jogos tem como fator primário a venda, digo, a diversão.

Mas como eu sei o que perseguir ou o que fazer? Vários achievements são coisas de storyline, ou coisas simples que normalmente jogando se atinge, outros exigem descobrir vários itens escondidos ou achar todas as passagens secretas de um mapa, outros são de atingir determinado nível no jogo ou até mesmo finalizar ele no modo mais difícil.
Muitas são as opções de se conquistar troféus, mas alguns são muito difíceis tornando a experiencia frustrante.
![]() |
Troféus do PH na PSN desde Setembro de 2010. fonte: myPSt |
Como podem ver não sou um trophy hunter, pois mais que tente mas não entrei na paranoia de platinar o máximo de jogos pra falar aos amigos que tenho 28372983 platinas e ele nenhuma, a maioria dos games que joguei era emprestado, afinal tenho só 6 títulos de PS3 em casa. É bem mais difícil você platinar um game de um amigo.
A paranoia gamer ocorre quando o cara compra Hannah Montana para ter uma platina a mais que seus amigos, com certeza não está jogando por prazer ou diversão e sim por que quer ter mais platinas que o mundo. Aí é questão filosófica, na minha opinião jogar videogame tem que ser antes de mais nada prazeroso e divertido, tudo o que temos em volta é plus, ou seja, achievements é legal, mas só se você estiver se divertindo em conquistá-los, fazer por fazer não é valido na minha opinião.
Mas o que eu quero saber de vocês é que tipo de gamer você é ? Prefere jogar de boa ou prefere sair pegando qualquer game fácil de platinar para ter mais "status" entre os seus amigos e a comunidade gamer?
Logo abaixo deixe seu comentário, quero saber o que você tem a dizer sobre esse assunto. Esse blog é de vocês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário